Duelo de Davi e Golias

Duelo de Davi e Golias
by

As Mesmas histórias de repetem

 

Embora a história de Davi tenha acontecido por volta de 1023 a.C,

continua sendo fonte de inspiração e fé para nossos corações, pois os mesmos Gigantes nos surgem de formas e maneiras diferentes. Para Davi foi o gigante Golias, mas para você talvez tem sido a ansiedade em realização de um sonho, uma doença, uma dificuldade familiar, enfim… São inúmeros os problemas que surgem para nos afrontar, com a intenção de nos trazer insegurança, medo e espanto.

Surge o Grande Terror de Israel

Quando o gigante Golias se apresentou à congregação de Israel , todos tiveram medo dele, porque além de ser um guerreiro forte e habilidoso desde de sua juventude, conheciam sua fama, de vencer todas as propostas de desafios que fazia à outras nações.

Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente.
1 Samuel 17:24

Então o Rei Saul vendo que o coração de seus homens desfalecia diante de Golias, propôs uma premiação ao homem que lutasse contra o gigante e vencendo lhe daria riquezas e a mão de sua filha em casamento, como forma de motivação, pois nem ele mesmo tinha tanta audácia de confrontar o gigante.

E diziam os homens de Israel: Vistes aquele homem que subiu? Pois subiu para afrontar a Israel; há de ser, pois, que, o homem que o ferir, o rei o enriquecerá de grandes riquezas, e lhe dará a sua filha em casamento, e fará livre de impostos a casa de seu pai em Israel.
1 Samuel 17:25

A Fé em Deus muitas Vezes é Desprezada

Foi então que mediante a este cenário de terror e espanto, surge a salvação de Israel, um menino, de aproximadamente 17 anos de idade, que ao ouvir falar sobre a afronta do gigante, e a proposta do rei, se apressou para falar com o rei Saul, e chegando ao acampamento, seu irmão o despreza e tenta convence-lo de voltar mesmo não sabendo da intenção de Davi, mas ele fica ali aguardando a oportunidade de falar com o rei.

E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste
1 Samuel 17:28

Então vendo Davi que seu irmão não tinha a mesma fé que ele, afastou-se dele e começou reanimar a fé dos homens com suas palavras, no qual todos começaram a repetir. Percebendo Saul que Davi estava reanimando o coração de seus homens, mandou chamá-lo em particular. Saul ficou curioso, e queria saber porque havia tanta fé naquele garoto. Então Davi se apresenta e diz para o rei:

Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.
1 Samuel 17:32

Porém, pela segunda vez sua fé é novamente desprezada, mas agora pelo rei Saul, no qual proíbe-o de ir para a batalha. Foi então que Davi conta suas experiências quando cuidava das ovelhas de seu pai, no qual aparecendo um leão para matar suas ovelhas, protegeu com sua vida, matando o leão, e assim com o urso pela segunda vez.

As Armas da Fé é mais eficaz do que dos Homens

Então, ouvindo Saul suas experiências, faz um teste em Davi. Saul tira a sua couraça e põe em Davi, mas Davi não consegue dar um passo sequer, e depois pega a sua espada e põe nas mãos de Davi, mas Davi não consegue levantar.

E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.
E tomou o seu cajado na mão, e escolheu para si cinco seixos do ribeiro, e pô-los no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão, e lançou mão da sua funda; e foi aproximando-se do filisteu.
1 Samuel 17:39,40

E pela terceira vez Saul o desprezou.

As pedras do Ribeiro / 5 Pedras, 5 estratégias, 5 direções

Foi então que Davi percebeu, que não tinha como convence-lo em suas palavras e experiências. Foi então que ele correu ao ribeiro, no qual ele tinha costume de orar ao Deus de Israel, que clamou por uma direção. Ninguém via saída, ou uma maneira de derrotar aquele gigante, mas Deus deu a Davi cinco munições contra aquele gigante, Davi tinha uma fé tão pura com Deus que sabia que uma pedra era o suficiente para derrotar o gigante mas o Espírito deu a ele cinco munições, cinco estratégias.

O Gigante de 2016 não pode te assombrar em 2017

Por isso, Venha ao ribeiro, que representa a igreja, para beber das águas do ribeiro, no qual é a palavra de Deus, receber as 5 (cinco) pedras , no qual são as cinco estratégias, para derrubar o teu gigante. Talvez tudo em sua volta, te tem feito acreditar que você jamais vencerá seus problemas, e até agora não tens visto uma saída, mas se você determinar e se lançar, Deus abrirá sua visão e te mostrará cinco maneiras de você ser bem sucedido em 2017.

Conclusão

Saul queria que Davi se adequasse a sua maneira de guerrear, mas ele nunca precisou de usar uma armadura ou espada para vencer o gigante, mas sim da fé que ele tinha com Deus.

share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *